Kenai e Koda – Análise

brother-bear-poster-web

Nunca viste Kenai e Koda? Queres saber porque mereceu um destaque no Blog Disney Portugal? Lê aqui!

Kenai e Koda conta a história de um jovem que entra finalmente na maioridade e, como tal, participa numa cerimónia para descobrir qual a sua virtude. Ao aperceber-se de que a líder espiritual da tribo lhe atribui o Amor como caminho cujo símbolo é o urso, Kenai decide libertar a sua raiva num outro urso que lhe tinha causado alguns problemas. Os irmãos de Kenai: Sitka e Denahi tentam pará-lo, mas a ira de Kenai é tão grande, que resulta na morte do irmão mais velho, Sitka, vítima de desmoronamento dos glaciares onde batalhavam com o urso. Sitka, decide ensinar a Kenai, que realmente, o amor é uma das melhores virtudes que lhe podiam ser atribuídas, transformando-o num urso, de maneira a que ele só se volte a transformar em humano quando descobrir o verdadeiro significado do totem que lhe foi atribuído.

Durante o desenrolar do filme, Kenai conhece Koda, filhote do urso em que se vingou, de quem se torna um grande amigo e também Rot e Tuca, a dupla cómica do filme.

jessen03_brotherbear_cliff

Com a ajuda do seu mais recente “irmãozinho”, Kenai procura a montanha onde os espíritos tocam a Terra, para poder pedir ao seu irmão Sitka que o volte a transformar no que era inicialmente. Mas o caminho não vai ser assim tão simples. Denahi pensa que o urso provocou a morte, não só a Sitka mas também a Kenai e procura também vingar-se. Como no suposto local da morte de Kenai, se encontra o próprio, já transformado em urso, é nele que Denahi se quer vingar. Para escapar, Kenai precisa de manter distância do irmão e de proteger o pequeno ursinho. Durante um momento de fraternidade, Koda conta a Kenai o que realmente se passou com a sua mãe e este apercebe-se de que foi ele o culpado. Kenai confessa o que fez e Koda foge, magoado.

Triste, Kenai avança sozinho para a montanha para pedir que o irmão mais velho o transforme novamente em Homem, mas é apanhado desprevenido por Denahi e iniciam uma batalha. Perto, Koda apercebe-se de que Kenai havia sido muito mais que um amigo, e corre em seu socorro, colocando-se em frente ao amigo para se sacrificar. Mas Sitka tinha visto tudo e notou que o irmão havia finalmente percebido o verdadeiro significado do amor, pelo que o transforma novamente em Homem. Agora humano, Kenai não consegue comunicar com Koda e explica a Sitka que o pequeno precisa dele, e pede-lhe que o volte a transformar. Kenai torna-se assim, o primeiro urso, com a marca da sua pata, na parede dos grandes heróis da sua tribo.

 

Aspectos positivos:

- Banda sonora fantástica, tendo em conta que cada canção está fortemente relacionada com a moral da história;

- Paisagens magníficas, cores suaves, imagem bem tratada;

- Moral tocante, o que torna o filme memorável.

- Dobragem portuguesa fantástica, especialmente da dupla cómica Rot e Tuca, com as vozes de António Feio e José Pedro Gomes.

Aspectos negativos:

- Acho que o único aspecto negativo que posso apontar é que a dupla cómica poderia ter sido melhor aproveitada. Apesar de o filme ser direccionado a crianças, certas piadas foram demasiado simples, ao ponto de serem um bocado repetitivas.

 

Avaliação:

5/5

 

About these ads

Uma resposta a Kenai e Koda – Análise

  1. Taynara diz:

    Gostei de vcz

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: