A Bela Adormecida – Análise do DVD

 

A primeira análise semanal de um DVD da Disney neste blog, prende-se com o último lançamento da colecção Platina. Podes ler tudo, já a seguir!

O primeiro clássico de que falarei na abertura do Blog Disney é A Bela Adormecida que comemora o seu 50º aniversário e para festejar esse acontecimento a Disney decidiu lançar um DVD duplo que saiu neste Outono, muito esperado pela restauração, pelos seus extras e dobragem pela primeira vez em português de Portugal.

Conta a história da Princesa Aurora que recebe dons das três fadas boas, mas na celebração do nascimento da bebé aparece a pior das vilãs, Maléfica, que lhe lança um terrível feitiço, aos 16 Aurora picará o dedo num fuso de uma roca e morreria, mas uma das fadas atenuou o feitiço e ficará a dormir até que receba o primeiro beijo do amor.


No primeiro disco está o filme, selecção de cenas, música “Once Upon a Dream” interpretado por Emily Osment (Lily de Hannah Montana), as canções do filme e nos bastidores um comentário audio com John Lasseter, Leonard Martin e Andreas Déja, “factos de princesa” que são curiosidades acerca de comportamentos de princesas, Grand Canyon, e a interessante história de vida de Peter Tchaikovsky , o compositor do bailado de A Bela Adormecida, sendo abordado o facto de ter sido o primeiro filme a ser fotografado naquilo a que se chama technorama 70, as recomendações e configuração.

No segundo disco existem jogos, um para aprender passos de dança e outro com palavras em inglês. O “making of A Bela Adormecida” de aproximadamente 43 minutos (história, cenários, personagens, vozes, musica), “Eyvind Earle” que utilizou a sua maneira pessoal para elaborar a maioria dos fundos do filme, a “sequencia 8” que é a parte do filme em que a Aurora e Philip se conhecem. Um inicio alternativo e três canções eliminadas que não foram utilizadas devido ao estilo diferente do filme, por ter um estilo estilizado diferente de outros filmes da Disney, também a arte dos storyboards, mostrando estes e depois como ficou no produto final. Referências de imagem real de algumas personagens do filme onde podemos ver as semelhanças com o filme.

Um dos mais interessante extras do filme é mesmo o Castelo da Bela Adormecida, a Atracção da Disneyland, que mostra a visita e os segredos por detrás dos cenários da história dentro do castelo. Galerias de Arte desde as personagens até a cenários, publicidade, fotografias de produção e mais, a publicidade mostrando três trailers e “Quatro Artistas Pintam uma Árvore” mostra que cada um deve pintar de acordo com a sua maneira pessoal.

Relativamente á dobragem portuguesa, as vozes são:
Aurora/Rosa – Carla Garcia
Filipe – Marco Medeiros
Fauna – Isabel Ribas
Flora – Chucha Carvalheiro
Primavera – Leonor Alcácer
Maléfica – Rita Alagão
Estêvão – Joel Constantino
Humberto – Paulo Oom
Narrador – Carlos Freixo
Vozes Adicionais – Luísa Salgueiro(provavelmente a mãe da Aurora)

Canções:
Aonde – Ana Paula Almeida
Uma Vez Num Sonho – Ana Paula Almeida e Manuel Rebelo
Skumps – Joel Constantino e Paulo Oom

Créditos Técnicos:
Direcção de Dobragem – Carlos Freixo
Adaptação de Diálogos – Rita Salgueiro
Direcção Musical/Adaptação Lírica – Pedro Gonçalves
Na generalidade as dobragens estão bem, as fadas e os reis foram bem escolhidos, a Aurora e o Philip também, talvez a Maléfica possa dividir opiniões já que sendo a personagem mais forte do filme, comparando-a com a original por vezes não chega ao mesmo talento assustador, apesar de em português ter algum sarcasmo. A adaptação das músicas é muito parecida com a brasileira e algumas das falas estão muito bem construídas.

(Nota: neste blog a avaliação é feita de 1 a 5 estrelas)

Avaliação:

Imagem – 4,5
Som – 5
Extras – 4
Embalagem – 4

Nota global – 4,5

2 respostas a A Bela Adormecida – Análise do DVD

  1. […] a Disney lançou dentro da colecção Platinum o Blu-Ray e DVD da Bela Adormecida, podes conferir a nossa análise aqui. A edição ostenta a comemoração do 50º aniversário do filme, mas a realidade é que o filme […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: