Curta da Semana – 1ª edição

Todos os domingos, neste Blog, iremos divulgar uma curta-metragem e escolhemos para este domingo uma de 1928 com o protagonista Mickey Mouse.

O Steamboat Willie foi um marco na história da animação. É a preto e branco e mostra personagens desenhadas de forma simples e a curta incluí pequenas piadas. Foi a primeira curta animada, com Mickey Mouse como protagonista e os primeiros desenhos animados com som sincronizado.

 Assim começou a animação da Disney, com um ratinho como símbolo bastante singelo tornando a Walt Disney numa das empresas mais conhecidas no mundo, a Disney apostou no seu símbolo, Mickey Mouse que obtém até hoje muito sucesso. O título da curta é uma paródia ao filme de Buster Keaton que tem o nome de Steamboat Bill Jr. O filme foi exibido num teatro da New York a 18 de novembro de 1928, data que se tornou conhecida como o aniversário de Mickey. A curta teve tanto sucesso que voltou a ser transmitida no teatro Roxy em New York duas semanas depois da sua estreia.

Podes ver a curta-metragem aqui:

A história começa com Mickey a bordo do Steamboat Willie com o capitão Pete. É primeiro visto pilotando o steamboat ao assobiar, parecendo ele mesmo é o capitão. Pete então chega para tomar o leme e mando-o embora. Logo têm que parar para a carga. Então Minnie chega, para embarcar, mas demasiado tarde. Mickey ajuda-a a entrar no barco pendurada numa especie de grua/anzol. Minnie deixa cair acidentalmente suas folhas de música e viola que são comidos por uma cabra. Mickey e Minnie usam sua cauda para transformá-la em um fonógrafo e Mickey usa vários animais como os instrumentos musicais, perturbando o capitão Pete, que põe mickey a cortar batatas. Um papagaio dá gargalhadas, mas Mickey golpeia-o com uma batata, caindo no rio. A curta termina com o Mickey que ri do pássaro.

Equipa Técnica:

Director: Walt Disney e Ub Iwerks

Produção: Walt Disney

História: Walt Disney e Ub Iwerks

Vozes: Walt Disney

Animadores: Les Clark, Ub Iwerks, Wilfred Jackson e Dick Luncy

Música: Wilfred Jackson

 

Uma resposta a Curta da Semana – 1ª edição

  1. Mafalda diz:

    Este filme é muito giro e o artigo está também bem escrito.
    o site está excelente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: