The Cheetah Girls: Um Mundo – Análise

null

No dia 24 estreou no Disney Channel mais um filme das Cheetah Girls. É o terceiro filme da saga que conta as aventuras de três amigas que formam uma banda e o teu blog já tem a análise feita! Pronto para entrar num mundo oriental cheio de cor, música e alegria?

 

Este filme vem no seguimento de The Cheetah Girls Tudo por um Sonho e The Cheetah Girls 2, e tinha intenções de ser tão bom ou melhor que os anteriores! A verdade é que tanto o primeiro filme como o segundo tiveram imenso sucesso – chegaram mesmo a atingir a primeira posição no ranking de filmes infantis nos EUA. Tal como os filmes, também as bandas sonoras tiveram um êxito estrondoso, conseguindo ser premiadas com disco de platina também nos EUA. The Cheetah Girls Um Mundo é o terceiro filme original Disney Channel protagonizado pelas três cantoras. Os três filmes têm a intenção de salientar a importância da amizade, incentivando à concretização dos sonhos, e promovendo a diversidade cultural.

 

Foi filmado na Índia, na cidade histórica de Udaipur, no Estado do Rajastão e certos aspectos vincam bem a intenção alegre do filme: música, dança, cor, flores e uma história ao ritmo e estilo de Bollywood.

Como muitos de vocês já devem saber, Acqua, Chanel e Dorinda são as três estrelas do filme e, curiosamente, esta produção da Disney contraria os recentes sucessos High School Musical e Camp Rock num aspecto: aqui não são actores a cantar, mas sim cantores a representar!

 

null

 

Neste filme as Cheetah Girls vão ver a sua união posta em perigo, e tudo pode mudar. Tudo começa com as três amigas a fazerem audições musicais, mas a verdade é que a coisa não está fácil. Isto a juntar às preocupações de um novo ano escolar que não tarda em chegar e às atribulações das aulas de dança dá uma mistura explosiva! Mas nem tudo está perdido: a sorte delas está prestes a mudar e as vidas de Acqua, Chanel e Dorinda vão dar uma volta de 180º! Vikram Bhatia (Vik), um rapaz que pretende vir a ser director de filmes, cai praticamente de para-quedas entre as Cheetah Girls e oferece-lhes papéis para o seu filme “Namaste Bombaim”. Depois de algumas hesitações, o trio aceita e viaja entusiasticamente até Mumbai. Quando chegam à cidade, é quase o despertar abrupto de um sonho – adaptar-se àquela vida agitada e ver os seus objectivos de carreira a serem quase destruídos, foi um golpe duro. As três amigas são confrontadas com Kamal, o produtor do filme e tio de Vik, que anuncia só haver um papel disponível. Resultado: as Cheetah Girls vão ter que competir entre si para uma delas ter hipótese de conseguir o tão ansiado papel que lhe dará a oportunidade de contracenar com a estrela cinematográfica indiana, Rahim. Para lhe complicar a vida, a coreógrafa Gina, uma talentosa mulher, exige que Acqua, Dorinda e Chanel lhe mostrem as suas capacidades para dançar. Não vai tardar muito para que o jovem trio comece a questionar o seu sonho conjunto e a perceber que pode ter chegado a altura de cada uma seguir o seu caminho, mesmo que isso implique abdicar do futuro do grupo. Serão elas capazes de resignar a um sonho que as une mais do que qualquer outra coisa?

 

Apesar de tudo, diria que o filme não excedeu de todo as expectativas. Diria antes que é um filme “normal”. Música, dança, uma história que pretende fazer sobressair o valor da amizade – no fim de contas, nada que já não tenha sido feito antes. Em termos da história, seria este o aspecto mais negativo a apontar: a falta de originalidade.

 

Entretanto este aspecto é, em parte, compensado pelos cenários indianos. Apesar da falta de criatividade para a história, o factor Índia pesou na avaliação do filme. As paisagens apresentadas são lindíssimas e a realidade foi mantida, coisa que se pode comprovar pelos mercados agitados, coloridos e alegres, e ruas sempre movimentadas com pessoas simples e ainda assim simpáticas. É bastante positivo que seja promovida a diversidade cultural e que se mostre um universo que, apesar de desconhecido, tem belezas quase inimagináveis para nos mostrar!

 

Em termos de produção, destaca-se a fidelidade às características indianas. Ao contrário de várias outras produções, neste filme foram mantidos os rituais, as roupas tradicionais, e todos os outros aspectos como eles são na realidade. Os actores foram vestidos de forma correcta e até mesmo as músicas indianas e as danças mantiveram o seu carácter original, não sendo confundidas com, por exemplo, árabes. Esta fidelidade é bastante positiva, uma vez que mostra os resultados de um estudo, presumivelmente profundo, feito antes da realização, demonstrando assim a forma perfeccionista com que pretendiam lidar com a outra cultura.

 

Por fim, relativamente às músicas, pareceu-me que tiveram o mesmo problema da história em si: a falta de originalidade. Ainda que as letras encaixem bem na situação em que são utilizadas, o ritmo, o tipo de musica é, em quase todas as ocasiões, semelhante e, sendo um filme que pretende fazer a ligação ao mundo indiano, deveria ter havido mais músicas de um estilo diferente. Quanto às coreografias, apesar de – e falando das danças que incluem apenas as três protagonistas – considerar que deveriam ter tido um vinco mais oriental, a tentativa não saiu falhada, muito pelo contrário: a precisão dos passos e a intenção de os ligar a passos, diga-se, indianos, foi relativamente bem sucedida, sobretudo na última música (One World) na qual detectei várias semelhanças com as danças dos filmes originais de Bollywood. Assim sendo, o filme ganha também alguns pontos nesse aspecto.

 

Produção:

Debra Martin Chase

 

Elenco:

Adrienne Bailon – Chanel
Sabrina Bryan – Dorinda
Kiely Williams – Acqua

Michael Steger – Vik

Rupak Ginn – Rahim

Deepti Daryanani – Gita

Kunal Sharma – Amar

Roshan Seth – Tio Kamal Bhatia

 

Banda Sonora:

Cheetah Love (por The Cheetah Girls)

Crazy On The Dance Floor (por Dorinda)

Dig A Little Deeper (por The Cheetah Girls)

Dance Me If You Can (por The Cheetah Girls e Gita)

Fly Away (por The Cheetah Girls)

What If (por Chanel)

Stand Up (por Chanel)

Circle Game (por Acqua)

I’m The One (por The Cheetah Girls, Vikram, Rahim e Amar)

No Place Like Us (por The Cheetah Girls)

One World (por The Cheetah Girls)

Feels Like Love (por The Cheetah Girls, Amar, Vikram, Rahim e Gita)

 

 

Fazendo um balanço geral, The Cheetah Girls – Um Mundo apesar de perder em termos de história e músicas protagonizadas pelas três estrelas, ganha no sentido de explorar um universo diferente, mantendo as suas características originais, ou seja, mantendo-se fiel à cultura indiana. Ainda que não surpreenda, vale a pena ver!

 

 

Nota do filme (de 0 a 5, parâmetros do blog): 3,5

20 respostas a The Cheetah Girls: Um Mundo – Análise

  1. […] que são utilizadas, o ritmo, o tipo de musica é, em quase todas as … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

  2. matchello diz:

    olha eu amoo todas vcs
    eu sou o seu fã

  3. matchello diz:

    te amoooooooooooooooo

  4. duartet diz:

    elas são lindas!

  5. Anónimo diz:

    por que nao passa na tv globo ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………quero saber se e bom………….para compra

  6. adorovaos sou louca por voces sou do continente africano de angola

  7. michla diz:

    eu adoro-vos ate eu a minha irma e a minha prima formamos um grupo das cheetah.venhao a angola somos todos vossos fas

  8. fofa diz:

    Adoro a Sadrina a Adrian e a Kiely.Queria muito que viessem a Portugal.Que cantem todas a musicas.

  9. hannah diz:

    ELAS SÃO LEGAIS!portugal?naum!!!Brasil é melhor!

  10. ana diz:

    eu adoruvoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooosss

  11. Nelson diz:

    mentira portugal e que e melhor que o Brasil se nao porque achas que esta tudo a vir para portugal quanto ao filme adoro gosto muito daquela musica I`M THE ONE
    tenho pena de a Raven nao entrar neste filme só entra no 1 e no 2

  12. by: juh diz:

    the cheetah gerls cortuh muito os filmes de vcs tenhu muita vontade de conhece-las mas naum posso porq moro muito longe de vcs mas quem sabe algum dia posso conhecer vcs néh… só DEUS sabe…. mesmo assim continulllll a gostar dos seus filmes espero que fassam muito sucesso ……. bjossssssss

  13. PIPA E INÊS diz:

    o que nós achamos delas:
    Pipa-eu adoro a Channel, ela é maravilhosa, e tem uma voz fantastica. É a personagem do filme que eu me identifico mais, e adorava poder conhece la! a minha musica preferida do filme é: I´m the one.
    Ines-eu adoro a dorinda,ela e muito bonita e dança mesmo bem,é´fantastica!! a minha musica preferida do filme é: Dig a little deeper.
    AMBAS GOSTAVAMOS DE VOS CONHECER… POR FAVOR REALIZEM O NOSSO SONHO! VENHAM CONHECER O GRANDE O´PORTO! MUITOS BEIJINHOS PARA VOCES

  14. ola chitas chamome dadiva tenho 14 anos olha adorovos prinsipalmente as vossas danças a channel tem uma vos encantadora a dorinda ela dança muito bem i kili ela representa muito bem mas a minha prifirida sem duvida a dorinda porq ela e a q se parece mas com migo venham dar um chou em angola na capital luanda por favor e a minha musica preferida e I´M THE ONE TAMBEM BJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJJ DO TAMANHO DO MUNDO

  15. FELIPA diz:

    OLA GOSTO MUITO DE VOSSES

  16. Yasmin diz:

    Amei!Adorei!É super massa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Sara Crist Simplício de Freitas diz:

    olaaa cheetah girls td bem com vcs..olha sou brasileira mas moro em Portugal e tenho 10 anos e vou fazer aniversário dia 23 de Dezenbro…um dos meus sonhos é conheçer vcs esse é o maior presente de aniversário q me podiam darrr

    bjossss amo vcsssss please leam esse comentáriooooooooooooo bbjjooss amooo muitãos vc tchauzinhooo

  18. poliana diz:

    oi meu nome poliana passa esse recado para a turma do pop rocy oi meu sonho eser cantora dia primeiro de 2010 eu asisti o filme pop rocy .

    beijos

  19. carolina diz:

    adoooooooro as Cheetah Girls!!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: