Curta da Semana – 5ª Edição

flowers_trees

Reservamos-te para este semana uma explosão de cor e movimento que vais querer apurar.

Flores e Árvores (Flowers and Trees) foi a 29ª produção Silly Symphony e ficou conhecida como um marco na animação Disney – depois do som, faltava a cor!

Esta curta-metragem foi lançada a 30 de Julho de 1932 pela United Artists.

 

É Primavera e as flores, os cogumelos e as árvores dão-lhe as boas-vindas! Algumas árvores tocam uma melodia agradável, usando plantas trepadeiras como cordas de harpas, enquanto os pássaros faziam o coro. Existe até mesmo amor no ar! Todos se sentem felizes! Bem, todos menos o rabugento tronco cinzento. E como nem tudo são rosas, algo há-de estragar o magnífico ambiente.

2200b

As duas árvores apaixonadas são confrontadas com um invejoso velho tronco que ameaça queimar a floresta inteira apenas para os destruir. Ainda assim, a única coisa que o tronco consegue é destruir-se a si próprio. Desta forma, a floresta vive alegremente e celebra o lindo casamento.

 

Vê aqui esta fabulosa curta:

A obra começou por ser produzida a preto e branco. Contudo, devido à insistência de Walt Disney, e à sua esperança de tornar esta animação num ponto de viragem no mundo da animação, tornou-se na primeira produção a cores de Silly Shymphony (a primeira de cores foi “Band Concert”, já apresentada no blog – 2ª edição -, mas, ainda assim, foi nesta curta-metragem que a ideia surgiu, daí a sua importância).

“Quando vi aquelas três cores ricas e verdadeiras num filme, apeteceu-me gritar.”, disse Walt Disney.

Assim sendo, assinou um contrato de exclusividade por um período de dois anos com a Technicolor, o que lhe conferiu direitos para a produção destas curtas-metragens a cores. A partir daí, todas as animações da Disney passaram a ser a cores. A fé de Walt Disney no processo não só aumentou significativamente a qualidade das suas produções, como também contribuiu para tornar a Technicolor num respeitado padrão na indústria de filmes.

 

Sendo a primeira produção de animação a cores, esta curta-metragem teve um estrondoso sucesso na altura, contribuindo assim para o prestigio dos estúdios da Disney. Na época em que foi lançada, o êxito foi de tal forma grande que nos anos que se seguiram as animações de Silly Symphony chegaram a ultrapassar a popularidade de Mickey.

 

Para além da inovação em termos de imagem, Flores e Árvores tem ainda a particularidade de ter sido a primeira animação dos estúdios de Walt Disney a ganhar um Óscar (Academy Award)! Em 1932 foi premiada na condição de melhor curta-metragem de animação, e a partir daí, muitos prémios se seguiriam!

 

Apesar de não ser muito conhecida nas últimas gerações e de raramente ser mencionada na actualidade, a curta-metragem Flores e Árvores ficará para sempre marcada como uma das inovações mais importantes da animação!

 

Ficha Técnica:

Director: Bert Gillett

Animação: Les Clark

                Norm Ferguson

                Tom Palmer

                Dave Hand

2 respostas a Curta da Semana – 5ª Edição

  1. Sérgio diz:

    olá adorei o blog, mas vou-te deixar uma sugestão: põe noticias sobre a hannah montana. já agora visita o meu blog!

  2. Hehe. diz:

    Hannah Montana FTL! Kimi, nem penses.😛

    Já que a outra te deixou:
    FAZ-ME UM FILHO, KIMI!!
    XDXD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: