Carros – Análise

cars

O 7º filme da Pixar mostra-nos corridas, velocidade, muitos carros, uma história de amor, amizade e uma terra esquecida.

O filme começa com Faísca McQueen numa corrida, mas devido ao resultado final não ter tido um vencedor, mas sim três, irá ser feita outra corrida. E no caminho para a Califórnia, onde se realizará o desempate, o nosso personagem principal perde-se e vai parar a Radiator Springs. Mas acaba acidentalmente por destruir a estrada da vila e terá de arranjar esta para poder ir correr na Califórnia. Ao longo do filme McQueen muda a sua forma de pensar, por ter conhecido uma vila de carros unidos que pretendem de novo dar a sua hospitalidade aos viajantes que passavam por Radiator Springs antes de se fazer a auto-estrada. Sabendo da história dos habitantes da vila, fica sensibilizado e a escolha será ajudar os seus novos amigos, ou depois de cumprir o seu dever se arranjar a estrada ir para a corrida?

A primeira coisa que devo dizer é que não fazemos ideia do que o filme nos reserva a início, eu apenas tinha em mente o carro que pretende ganhar a corrida e só depois começamos a pensar que ele se perdeu e o que virá a seguir.

Na realidade o filme tem uma história bastante simples, o personagem principal, McQueen, é convencido, um jovem cheio de vida e energia que ambiciona ganhar uma corrida, acha que consegue fazer tudo sozinho mas o filme reserva surpresas. Na minha opinião este filme tem algo que me agrada muito, é que não existe apenas uma história principal, mas duas: a primeira é o Faísca McQueen, carro de corrida, que quer ser o mais novo vencedor da Taça Pistão, ter sucesso, mas que no fim vê o que realmente importa para ser feliz; a segunda é a mensagem de route 66, Radiator Springs um lugar esquecido devido á comodidade de uma auto-estrada ser mais rápida. Ambos estão ligados neste filme pelo personagem principal, o que torna o enredo muito mais interessante do que se fosse apenas o carro que quer vencer e também para quem no geral não aprecia carros.

E tudo isto podia ser retratado com humanos, mas não, é por carros o que não põe em causa a credibilidade dos acontecimentos, acabamos por esquecer que deviam ser pessoas e a forma como os carros tem expressões humanas é realista. Acabamos por nos habituar a um mundo como o nosso mas com automóveis, e pensamos que seria natural. E o nome do filme, podia ser tão mais complexo mas é só e simplesmente Carros!

Acerca da animação, feita em 3D, é tão realista nos carros como nas paisagens do estádios e no deserto. Nos carros é possível ver sempre o brilho e nas paisagens destaca-se a água e a folhagem.

Este filme surpreendeu-me muito pelo carácter moral da história feito através de automóveis. Aqui têm mais uma aposta da Pixar num filme cheio de comédia e que nos transporta para um mundo de carros.

Pontos positivos:

-A história da Route 66 é algo imensamente positivo, que muda completamente a mensagem do filme.

-O facto de aparecerem vários formatos de automóveis e os muitos personagens que aparecem na história, revela que não é necessário existir uma personagem principal apenas, mas outras para também nos darem humor e outras pequenas historias secundárias.

Pontos negativos:

-O filme dura quase 2 horas, provavelmente eu achei um pouco negativo porque estava com curiosidade de saber o final, como é que McQueen sairia da Radiator Springs.

-É uma pena não terem divulgado a história de Route 66 na publicidade, porque a história de carro de corrida pode não ter apelado muitas pessoas.

Nota do filme (de 0 a 5, parâmetros do blog): 4,5


 
 

 

Uma resposta a Carros – Análise

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: