Curta da Semana – 7ª Edição

mater_and_the_ghostlight4

Como não podia deixar de ser, no especial Carros do teu blog, não vai faltar a curta-metragem de um dos mais alucinados filmes da Pixar! Pronto para a viagem?! Aperta o cinto e vamos a isso!

 

Mate e a Luz do Além (Mater and the Ghostlight) é uma curta-metragem da Pixar com as personagens da longa-metragem “Carros” dos mesmos estúdios de animação. De facto, foi criada com o propósito de acompanhar o DVD, lançado a 7 de Novembro de 2006 nos Estados Unidos da América. Este caso de serem utilizadas personagens de longas-metragens em curta-metragens não é inédito. A verdade é que já se tinha feito essa experiência em duas outras ocasiões: Mike’s New Car – com personagens de Monstros & Companhia –  e Jack-Jack Attack – com personagens de Os Incríveis. Apresentações gerais feitas, vamos passar à curta-metragem em si.

 

null

Esta curta está relacionada a uma suposta lenda urbana que insiste em assombrar Radiator Springs: a pequena luzinha que vai dificultar a vida ao rebocador maltrapilho de Carros.

Mate, este malandro reboque, que ainda assim é de confiança, passa um dia em Radiotor Springs, entretendo-se a pregar sustos e partidas a todos os que lá estão também. Nessa noite, no Flo’s Vs. Coffe, Scheriff conta a história da lenda urbana da Luz do Além. Todos se assustam e apressam-se a regressar a casa, deixando Mate sozinho no meio da escuridão, que se vai deixando tomar pelo medo. A intenção aqui era a de dar a este reboque uma lição da qual ele jamais se fosse esquecer. Assim, enquanto ele tenta vaguear sem ‘despertar’ a Luz do Além, Lightning McQueen, Scheriff e os outros arranjam forma de fazer surgir uma misteriosa luzinha branca. A curta acaba ao mostrar Mate completamente aterrorizado. Pois é, o nosso querido reboque pregador de partidas também tem medo! Tanto que chegou quase a mudar de cor!

null

 Um dos aspectos curiosos nesta curta-metragem é a ‘inversão dos papéis’. Habitualmente era Mate que pregava todas as partidas, que assustava os amigos e conhecidos de tal maneira que estes tremiam por tudo o que era lado. Subitamente acontece o inverso: Mate vê-se sozinho numa situação bastante assustadora, sentindo na pele aquilo que sempre havia feito aos outros, havendo aqui, possivelmente, uma leve lição de “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.”.

 

Indo para além da história, descobre-se que um dos objectivos nesta produção era o de tornar tudo o mais realista possível, sobretudo os sentimentos. Assim sendo, um grupo de artistas dos estúdios de animação da Pixar resolveu atirar-se à aventura. Fizeram-se à estrada e, numa espécie de passeio pela Route 66, investigaram tudo quanto podiam. Foi precisamente nesta viagem a Riverton, no Kansas, que os directores e produtores de Mate e a Luz Fantasma tiveram conhecimento desta lenda. Reza a história que existe uma pequena luz branca cujo maior entretenimento é aterrorizar todos aqueles que sobem ou descem a Route 66. Começaram assim a surgir as ideias para esta curta-metragem que, em pouco tempo, estaria pronta para acompanhar a grande produção “Carros”.

Podem ver a curta aqui:

 

Direcção:

John Lasseter   

Dan Scanlon

 

História:

Joe Ranft  

John Lasseter  

Dan Scanlon 

 

Vozes Originais:

Larry The Cable Guy – Tow Mater

Owen Wilson –  Lightning McQueen

Michael Wallis – Sheriff

Bonnie Hunt – Sally Carrera

Paul Newman – Doc Hudson 

Cheech Marin –  Ramone

Paul Dooley –  Sarge

 

A personagem Mate ganha outro vislumbre aqui. Torna-se bastante engraçada na curta-metragem e acaba por despertar em quem vê um sentimento algo relacionado com ‘que adorável’. Apesar de não ter uma história tão elaborada e brilhante, é agradável de se ver, tanto pela animação, como por aqueles leves toques de humor que só por si tornam a produção especial!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: