Curta da Semana – 8ª Edição

null

Com o regresso da nossa querida Branca de Neve, reservámos para ti mais uma surpresa relacionada a este filme! A 8ª edição de curtas diz respeito aos adoráveis sete anões! Vem ver tudo o que descobrimos!

 

 

The Winged Scourge (sem tradução oficial portuguesa) foi o primeiro de uma série de curtas-metragens educacionais relacionadas à saúde humana, lançado a 15 de Janeiro de 1943. Este conjunto de produções foi realizado pela companhia Walt Disney em conjunto com a Coordinator of Inter-American Affairs. Destaca-se este, não apenas por ser o primeiro, mas também por ser o único a utilizar personagens da Disney, neste caso, os sete anões, já conhecidos pela longa-metragem “A Branca de Neve e os Sete Anões”.

 

Nesta produção fala-se especificamente sobre o perigo dos mosquitos relativamente ao contágio de malária. Apesar de não ser um tema tão leve quanto, provavelmente, se esperaria, não deixava de ser realmente importante na altura em que a curta foi produzida e exibida. Tem a duração de cerca de 10 minutos, embora os anões só apareçam na segunda metade. A primeira demonstra a forma de contágio e dá informações mais específicas. O curioso é que isto se revela ser um filme dentro de um filme, e os anões estão a vê-lo. Como que respondendo ao que estão a ver, o trabalho deles acaba por ser divulgarem as diversas formas a que se poderia recorrer para evitar o contágio. E é precisamente neste ponto que reside o maior interesse para os fãs da Disney. De uma maneira bastante descontraída, este projecto conseguiu manter o seu carácter educativo e informativo. Mestre, Feliz, Dengoso, Atchim, Soneca, Zangado e Dunga conseguem exemplificar de forma engraçada e característica todos os procedimentos a tomar.

 

Podes ver a curta aqui:

 

 

Um dos factores interessantes aqui é que conseguimos sempre identificar traços que remontam à longa-metragem, como o já famoso abanar de orelhas do pequeno anão mudo, Dunga. As suas habituais trapalhices conjugam-se com as informações de uma forma maravilhosa. E tal como ele, todos os outros têm um papel fundamental, sem nunca perderam a graça que é já esperado que tenham. A acção dos anões desenrola-se ao som de uma música já bastante conhecida da longa-metragem de Branca de Neve: Whistle While You Work.

 

Esta produção, apesar de não ter ganho quaisquer prémios, merece ser reconhecida, pelo importante vinco educativo e informativo. Sobressai pelo êxito em tratar um assunto sério de maneira apelativa, tendo muitas vezes aqueles momentos de descontracção que nos fazem dar uma gargalhada e dizer “Eu adoro estes anões!”.

null

  

Director: Bill Roberts

Produção: Walt Disney e Coordinator of Inter-American Affairs

Personagens: Mestre

                    Feliz

                    Zangado

                    Dengoso

                    Soneca

                    Atchim

                    Dunga

                    Mosquito Anopheles

                    Dois Humanos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: