A importância de Pinóquio na Disney.

nostrings

Retrocede connosco para o ano de 1940, quando estreou o clássico da marioneta que todos desejamos que se torne um menino de verdade.

Já que hoje Portugal teve direito a receber Pinóquio numa edição especial, recuamos 70 anos atrás, para ficar a saber se o filme foi recebido por todos como nos dias de hoje.
Sendo Pinóquio o 2º filme da Disney, puderam usufruir da gastos elevados, pois Branca de Neve foi o sucesso estrondoso. O orçamento em Pinóquio foi tão alto que o filme acabou por perder dinheiro na sua estreia em 1940. Isto deveu-se ao facto de ter sido inaugurado ao Mundo em plena Segunda Guerra Mundial, já que 45% dos lucros da Disney vinham do exterior do pais e assim foram eliminados ganhos que poderiam ter vindo da Europa. E mesmo que os Estados Unidos não estivessem em guerra, o interesse por fantasia era escasso, afinal tempos de guerra não são bons nem mesmo para aqueles que estão longe e sofrem com isso indirectamente, e Pinóquio não tinha um elemento romântico como Branca de Neve.
Mas apesar desta desilusão, o filme ganhou prestigio devido aos inúmeros relançamentos (1985, 1986, 1993, 1995, 1999 e 2000) em diferentes formatos como VHS e DVD e no cinema sendo motivo as inovações tecnológicas ou os anos da animação que é o caso de 2009, pelo 70º aniversário deste clássico e também o novo formato Blu-ray. Acabou-se por compreender que havia outros elementos no filme importantes como a esperança e as boas acções que devemos fazer e não cair em tentações como Pinóquio.
Assim o filme, hoje, é considerado o mais perfeito técnicamente produzido pelo estúdio, pelo perfeccionismo e pela complexidade das técnicas que foram utilizadas no filme, como a abundância da utilização da câmara multiplano, e a água de verdade, numa altura em que a animação não era metade do que é actualmente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: