As origens de Pinóquio.

6a00e5523026f5883401127912957d28a4-800wi

Queres saber mais sobre a origem desta história? Descobre connosco!


Como sabemos Walt Disney tinha a ideia de adaptar contos de fadas para os seus filmes de animação e a história de Pinóquio foi encontrada num livro de Carlo Collodi, jornalista e escritor italiano, que escreveu esta história entre 1881 a 1883, de vários capítulos, que interrompeu inúmeras vezes e acaba por começa-la de novo por ser pressionado pelo público que gostava das aventuras do persoangem mas foi uma escrita bem diferente daquela que conhecemos. Claro que com o tempo que a obra tem foram criadas várias versões mas a mais conhecida é sem dúvida a de Walt Disney. Assim, ficarás a conhecer o que se mudou na produção deste clássico em relação á história original.
Ao contrário do Pinóquio, meigo e ingénuo a que estamos habituadas, no livro original era egoísta, ingrato e desobediente, pois foram feitas inúmeras mudanças na história. Primeiramente Walt Disney ficou receoso em relação á receptividade do público, principalmente por Pinóquio não ser um personagem carismático o suficiente, então alargou-se o papel do Grilo, ficando quase tão principal como a marioneta, que no livro de Collodi era apenas um personagem secundário. No processo de construção do perfil psicológico das personagens, o crescente destaque a Grilo acabou por apagar um pouco a participação de Pinóquio, então Disney decidiu que ele devia ser inocente como um bebé, e Grilo seria a sua consciência, dizem-lhe o que devia ou não fazer.
Outro exemplo é que nas histórias de Collodi, Gepeto era um artesão pobre, que teve a ideia de construir um boneco de madeira para poder ganhar dinheiro, diz mesmo no conto que iria mostrar esta marioneta ao mundo para conseguir um pedaço de pão e um copo de vinho. Já na versão Disney vemos Gepeto a viver numa casa confortável na companhia de um gato, Fígaro e um peixe, Cleo e os seus imensos e maravilhosos relógios. Também podemos ver que Pinóquio é feito para ocupar a solidão do artesão
Mas em ambas as histórias podemos ver a dedicação de Gepeto, Collodi faz transparecer um homem que mostra dedicação pelo seu filho, por exemplo, vende o seu único casaco para poder comprar um a Pinóquio, para este poder ir á escola. E no filme da Disney vemos a tristeza a quando do desaparecimento do filho e da procura que faz.
Nas duas versões podemos ver Pinóquio prisioneiro de um circo de marionetas, em que Collodi escreveu que Pinóquio oferece-se para ser queimado no lugar de outro boneco, por Stromboli pretender usar como lenha, mas esta atitude comoveu o chefe da companhia de marionetas e liberta Pinóquio. Na versão que conhecemos foge com a ajuda de Grilo e devido á magia da fada Azul.

Uma curiosidade é que a mãe de Pinóquio é a personagem que conhecemos como fada Azul, na história de Collodi aparece inicialmente como uma menina de cabelos azuis que avisa Pinóquio do perigo e das eventuais consequências.

Na realidade o mais conhecido de Pinóquio é o facto de o seu nariz crescer ao mentir, pois Collodi pretendia mostrar o que muitas crianças fazem ao pequenas, mentir. É visível também a dificuldade de os pais educarem os seus filhos ou de “dominarem correctamente as suas marionetas!
No filme da Disney o crescimento do nariz é o medo de Pinóquio por a fada Azul não o tornar um menino de verdade, mostrando aos mais novos que não se dizer mentiras, senão ficamos como o Pinóquio!

Nos seus contos Collodi, sempre quis realçar questões educacionais, já que ele continuava a escrever devido á persistência das crianças por gostarem tanto das aventuras de Pinóquio.

Estas alterações fazem-nos ver que Collodi e Disney apesar de terem posto a história num caminho diferente, acaba por ter a mesma moral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: