Caixa de Sons – 2ª Edição

null 

Na segunda edição da nova rubrica, Caixa de Sons, esperam-te curiosidades sobre a famosa música When You Wish Upon a Star do clássico Pinóquio! Vamos ver o que escondem as notas musicais!

 

Esta fantástica música que se tornou praticamente num ícone da Disney, foi escrita por Ned Washington e Leigh Harline (este ultimo foi também o compositor), tendo sido introduzida no clássico Pinóquio de 1940. Os méritos da interpretação da música vão para Cliff Edwards (ainda não é conhecida a versão portuguesa da música). Durante o filme, surge nos créditos de abertura e, novamente, na cena final, logo a seguir ao grilo falante ganhar distintivo que o premeia pelo seu desempenho como consciência.

 

Como já acima foi referido, a música tornou-se num ícone da Companhia Walt Disney – tal como o rato Mickey é um ícone – tendo sido utilizada fora do clássico em diversas ocasiões:

·         Uma dessas situações diz respeito à abertura da Walt Disney Anthology Television Séries (ou The Wonderful World of Disney), que ficou marcada precisamente pela utilização de When You Wish Upon a Star;

·         Podemos ainda referir o uso das primeiras sete notas musicais desta canção nos navios da Disney, nomeadamente no Disney Wonder e no Disney Magic – as notas são utilizadas como sinais sonoros;

·         Para além disto, poderás ainda ouvir a música em vários eventos dos parques temáticos da Disney, sobretudo em situações de fogo-de-artifício;

·         Mais recentemente, vários dos novos lançamentos da Disney contam com a melodia desta canção para acompanhar a abertura (o circulo que se forma à volta do castelo da Cinderela).

 

Aqui fica o video da música:

 

 

 

A verdade é que as surpresas não param por aqui! Para além de todas as situações em que esta música já foi utilizada, ela tem apreciações bastante peculiares noutros países. É o que sucede com a Suécia, a Noruega e a Dinamarca! Nestes três países, com o passar do tempo, When You Wish Upon a Star tornou-se numa música de Natal (referindo-se à estrela de Belém). De facto, a canção conquistou este lugar e tão cedo não o deve abandonar, até porque, todos os anos, na noite de véspera de Natal, ela é emitida no tradicional programa Disney que passa nestes três países.

 

Para além da interpretação de Cliff Edwards, a música já foi cantada por vários outros artistas, como, por exemplo, Glenn Miller, Guy Lombardo, Horace Heidt.

É de citar também que, recentemente, foi realizada uma nova gravação da canção, desta feita pela actriz de Camp Rock, Meaghan Jette Martin – esta nova interpretação é a que estará incluída no novo DVD/Blu-ray de Pinóquio.

No entanto, não pode passar despercebida uma versão bastante importante de When you Wish Upon a Star. Estamos a falar da versão do nosso querido Pato Donald, que a cantou em 1947 na produção Donald’s Dilemma.

 

Com tanto sucesso, é obvio que esta música, com quase 70 anos de vida, arrecadou prémios bastante importantes. Ganhou o Academy Award pela Melhor Música Original, em 1945, e conquistou o 7º lugar na tabela das 100 Melhores Músicas Na História dos Filmes. Este último prémio foi atribuído pelo American Film Institute, e ganhou verdadeiro destaque por ter sido a classificação mais alta de uma música da Disney.

 

Letra da Música:

When you wish upon a star
Makes no difference who you are
Anything your heart desires
Will come to you

If your heart is in your dream
No request is too extreme
When you wish upon a star
As dreamers do

Fate is kind
She brings to those who love
The sweet fulfillment of
Their secret longing

Like a bolt out of the blue
Fate steps in and sees you through
When you wish upon a star
Your dreams come true

 

 

 

 

Uma resposta a Caixa de Sons – 2ª Edição

  1. Adorei….!!!!
    Eu estava louco Atraz Dessa Música, Faz Muito Tempo.
    Eu Me Recordo Do Tempo de criança…
    Eu já ouvi ela em português em um filme que eu acredito ser “Um Louco no Espaço” ou coisa assim não lembro com certeza se alguém tiver algo, por favor mande pra mim por favor ok?
    Abraços e até a Próxima…!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: