Tempo da Disney – 5ª Edição

null

 

 

Esta semana o Tempo da Disney leva-te a conhecer as curiosidades do filme Bambi! Vamos ver que segredos esconde a floresta mais encantada!

 

Bambi foi a quinta longa-metragem produzida pelos estúdios de Walt Disney. Este maravilhoso filme, considerado um clássico, foi lançado em 1942. O mérito da história vai para Felix Salten cujo romance conta precisamente a história deste pequeno veado e dos seus amigos que também habitam na floresta. A adaptação partiu de Larry Morey e Perce Pearce, e sob a direcção de David Hand, surgiu mais um dos que viriam a ser grandes sucessos da animação da Disney.

 

Contrariamente ao que muitos possam pensar, esta foi uma ideia que surgiu desde cedo, mesmo antes de ser lançada a primeira longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões. A primeira manifestação de intenção de se criar Bambi surgiu logo em 1936, e pensou-se mesmo que esta produção seria lançada pouco tempo depois de Branca de Neve, ou seja, que seria a segunda longa-metragem da Walt Disney Pictures. No entanto, o perfeccionismo que acompanhou desde sempre Walt Disney, impediu que a produção ficasse completa a tempo – o realismo que se ambicionava ainda não tinha sido atingido. Assim, foi delegada para segundo plano e antes que pudesse ser concluída, outras três produções longas surgiram e foram totalmente realizadas: Pinóquio (1940), Fantasia (1940) e Dumbo (1941).

 

Um dos aspectos mais curiosos acerca de todo o processo de criação deste clássico é o facto de várias das cenas que nele constam não terem sido feitas com esse propósito, ou seja, especialmente para o filme Bambi. A realidade é que muitas dessas cenas tinham como primeiro objectivo serem incluídas no filme Pinóquio. Isso acabou por não acontecer e, uma vez já feitas, porque não aproveitá-las, já que encaixariam tão bem neste filme? Foi precisamente a essa conclusão que chegaram os produtores de Bambi!

 

null

 

Outra característica que a muitos de nós pode causar estranheza é o caçador. Aparece no filme de forma fugaz, mata a mãe de Bambi e depois dele pouco ou nada mais se sabe. Mas como nada é por acaso, esta situação não foge à regra. O propósito inicial era fazer dele uma personagem desta longa-metragem, só que esta ideia acabou por ser descartada. Walt Disney pensou que caso levassem a ideia avante, esta personagem acarretaria uma carga negativa: seria vista como um vilão bastante cruel. Pensando pela lógica de Disney, todos os caçadores passariam a ser encarados como pessoas maldosas – coisa que, no seu ponto de vista, não correspondia à realidade. Assim sendo, optou-se por não incluir o caçador no filme como personagem importante, mas sim apenas como um factor inicial que desencadearia tudo o resto.

 

Há relativamente pouco tempo, em Outubro de 2008, uma notícia deu conta de uma pesquisa feita sobre os filmes que mais sensibilizavam as pessoas e as faziam chorar. Bambi, sendo um filme bastante emotivo, conquistou o primeiro lugar – O Rei Leão surge logo em 3º –, sendo assim classificado pelo Daily Mail como o filme mais capaz de emocionar.

 

Apesar da sequela produzida – Bambi II –  em 2006, o grande clássico não perdeu o seu protagonismo. É um filme com um sucesso extraordinário e prova disso são as nomeações e os prémios que conquistou. Em 1943, como espelho do impacto que teve o seu lançamento, Bambi recebe três indicações ao Óscar: de melhor banda sonora, de melhor som e de melhor música original (Love is a Song). Relativamente a prémios, é de referir a sua obtenção de um Globo de Ouro em 1948!

 

Como se pode ver, tudo razões mais do que suficientes para que este filme tenha todo o direito de ser um clássico…um grande clássico!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: