À descoberta de Nárnia!

 

lucy

Já conheces tudo sobre a aventura mais fantástica de sempre da Disney? Vem espreitar e fica a saber de todos os segredos do mundo maravilhoso de Nárnia!

Pois é, amigos, esta semana vamos dedicar especial atenção a este sucesso da Walt Disney e vamos contar-te todos os segredos que ainda não conhecem.

Começamos por te contar quem foi o grande senhor que começou com esta magnífica história de fantasia. O seu nome era Clive Staples Lewis, mais conhecido por C.S. Lewis, um famoso autor e escritor irlandês. Publicou a sua primeira obra “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” em 1950, tendo sido a primeira obra da série de livros infantis, “As Crónicas de Nárnia”.

Foi com esta sua série literária que Lewis deu a conhecer ao mundo, a terra fictícia de Nárnia, onde o bem combate o mal, os animais falam e onde criaturas fantásticas andam por todo o lado.

Como fiel cristão que foi ao longo da sua vida, Lewis deixou uma subtil marca cristã nesta aventura fantástica. Várias interpretações e apontamentos de Lewis apontam para que Aslan seja o símbolo de Jesus Cristo.

Nos apontamentos que Lewis deixou, podemos ainda encontrar uma cronologia que demarca os eventos ocorridos nas suas obras. Como ao longo da série não há uma indicação clara do ano em que decorrem os acontecimentos, esta cronologia foi a única fonte de informação que permitiu uma melhor interpretação da série.

Para além desta cronologia que deixou juntamente com os seus restantes apontamentos, Lewis deixou ainda um extraordinário mapa de Nárnia e uma maravilhosa descrição deste mundo fictício. Lewis descreve-nos o mundo Nárnia como uma terra encantadora onde o oceano tem água doce e onde até as rochas são criaturas vivas. O próprio céu é habitado pelas estrelas, também seres com vida, que realizam danças deslumbrantes na escuridão do céu nocturno. Estas danças são interpretadas pelos sábios que, através das mesmas, prevêem certos acontecimentos do futuro, entre eles a chegada de Aslan. Lewis apresenta-nos ainda o sol como um disco em chamas que gira em torno de Nárnia uma vez por dia. É nesse disco que se encontram as flores de fogo de onde é extraído o líquido contido no frasquinho de Lucy.

Como já reparaste, o tempo em Nárnia não decorre da mesma maneira que no mundo real. Em Nárnia, o tempo passa muito mais rápido, como podemos verificar em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”, quando as crianças crescem, tornando-se grandes reis. No entanto, quando estas crianças voltam pelo guarda-roupa para o mundo real, estas verificam que não passou tempo nenhum. Esta ideia de que o tempo passa de maneira diferente em locais diferentes remete para a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, tal como Lewis refere nas suas notas.

Nas suas notas e esboços de Nárnia, Lewis fala-nos ainda da sua inspiração na mitologia grega e romana. Lewis inspirou-se profundamente nestas mitologias quando deu vida às criaturas que habitavam Nárnia: os centauros, os grifos, os faunos, etc.

A saga já foi adaptada para rádio, televisão e, mais recentemente, a Walt Disney encarregou-se da sua adaptação para o cinema.

Agora, para que não te falte nada, deixamos-te ainda algumas curiosidades deste grande clássico:

– Os nomes originais das quatro crianças que entram em Nárnia em “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” eram: Ann, Martin, Rose e Peter.

narnia

– O primeiro esboço de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” foi concluído em 1949, contudo ainda sem qualquer referência a Aslan. Só no seu segundo esboço, em 1950, é que Aslan foi introduzido nesta aventura.

– “Aslan” é a palavra turca para designar “leão”.

– Lewis acolheu em sua casa quatro crianças durante a segunda guerra mundial.

– A imagem de um fauno com um guarda-chuva numa floresta coberta de neve surgiu em Lewis quando este tinha apenas 16 anos.

– Nárnia foi o nome de uma antiga cidade italiana.

– J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” e grande amigo de Lewis, criticou tanto “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” que Lewis quase não terminou a obra.

– C.S. Lewis faleceu no mesmo dia que o presidente norte-americano John Kennedy.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: