As Crónicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa – Análise

Narnia Portugal Disney

Neste fim de semana especial não podia faltar uma crítica ao primeiro filme da saga de livros no mundo de Nárnia.

 
Este filme da Disney com parceria com a Walden Media é a adaptação de um livro da autoria de C.S Lewis, com uma história de um mundo cheio de fantasia em que 4 irmãos, ficando longe de casa devido a ataques nazis a Londres durante a Segunda Guerra Mundial, acabam por ir morar no interior de Inglaterra e ai descobrem um guarda-roupa mágico que os levará a viver uma aventura única nas suas vidas.
O filme tem uma boa história, que insere acontecimentos verdadeiros de guerra e obriga por destino aqueles quatro irmãos irem parar ao mundo de Nárnia. Os quatro actores principais fizeram bem o seu papel, e a relação entre eles foi algo que me despertou especial interesse, pois supostamente 3 dão-se bem e temos Edmund a quebrar a união entre eles, existe principalmente uma ligação menus boa entre Peter e Edmund que com o decorrer do filme acaba por ser atenuada, toda a trama ajuda na reconciliação dos irmãos.
Outro facto que acho importante é que ao pesquisar acerca do filme, descobri que o filme é muito fiel ao livro, o que é bom já que por vezes ao ler o livro deparamo-nos com alterações bizarras que mudam imenso o decorrer dos acontecimentos, mas pelo o que sei o alterado apenas melhorou a história. Assim agrada-se aos amantes do livro e ao público em geral. Digo isto porque penso que adaptação é diferente de inspiração em algum livro ou conto e aqui houve adaptação.
O filme (e os livros) tem vestígios da história de Cristo, o que provavelmente alguns podem ter notado como o facto de Edmund querer doces mas em troca traria a morte dos seus irmãos.
O sacrifício de Aslam é umas das partes mais emotivas do filme, que me agradou e talvez o facto de existir a lenda de os quatro irmãos irem salvar Nárnia e mesmo podendo voltar para casa continuam nesse mundo novo em busca do irmão e de uma solução para ajudar os habitantes. Por o rei de Nárnia, Aslam esperar 2 filhos de Adão e dois filhos de Eva monstra outra proximidade com religião cristã.
Uma personagem que devo realçar é a feiticeira, a vilã do filme que a inicio parece gentil mas acaba por se aproveitar da inocência, aproveitando-se de algumas personagens do filme
O filme tem bons efeitos especiais, tal como nas paisagens e nos animais falantes e em criaturas que só existem em Nárnia
Aspectos positivos:
Acho que os efeitos especiais estão óptimos, incluindo todo o elenco tanto do lado dos bons como dos vilões no mundo de Nárnia, realçando o leão Aslam.
O mundo de Nárnia, um lugar não real para mim é sempre positivo se bem usado no enredo, o que acontece no filme.

Aspectos Negativos:
Como pessoalmente muitas vezes acontece eu ter esta opinião é o inicio demasiado longo, acabando por se tornar aborrecido, claro que estamos a espera da acção, da verdadeira história, mas acho que podiam ter reduzido a fase inicial de mudança de casa.

Nota do filme (de 0 a 5, parâmetros do blog): 3,5

5 respostas a As Crónicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa – Análise

  1. Anna Karoline diz:

    este filme e este questiorario foi muito bom
    parabens pela a sua conquista com esse belo filme
    minha nota é 5.0
    que ao todo com o total de 3.5 + 5.0 é = a 8.5
    felicidades
    parabens pelo filme
    ass: Anna Karoline

  2. milena diz:

    gostaria muito se tivesse jogos de narnia 1ª e 2ª filme

  3. paloma diz:

    OooOo gostei muito
    tava precisando de uma analise desse tipo pra minha aula de portugês…
    brigada …
    minha nota é 5.
    valew

  4. Daniela diz:

    Gostei dos 2 filmes mas no segundo nao gostei do final e no inicio fiquei com muitas dovidas:
    Á mae deles morreu na guerra?
    Porque que o Peter andava a luta…
    acho que no final a susan e o princepe deviam ficar juntos e os 4 deveriam dicar la, e se a mae deles estive.se viva tambem la deveria ficar…
    bom bjs

  5. Keila diz:

    nossa NÁRNIA É MUITO BOM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: