Tempo da Disney – 6ª Edição

null

Olá Amigos! Pois bem, ‘Olá Amigos!’ é precisamente o filme desta nova edição do tempo da Disney. A verdade é que muitos podem nem sequer conhecer, mas parece que chegou a altura! Vem connosco descobrir mais!

 

Olá Amigos (Saludos Amigos na versão original) é a 6ª longa-metragem produzida pela Walt Disney Studios! Foi lançado em 1942, pouco depois de Bambi, e contrariamente aos outros filmes, este não conta apenas uma história isolada. Centra-se em diversas lendas e vários outros factores de países do Sul da América, como Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela. As personagens principais viajam por estes países, e de cada vez que fazem uma paragem, mais histórias são contadas!

 

Um dos aspectos mais distintos desta produção é de ter sido a primeira a conjugar personagens animados e não animados! Pois é, para além de Donald, Pateta, Zé Carioca, e tantos outros, surgem ainda personagens reais, como Lee Blair, Mary Blair, Norman Ferguson, e o próprio Walt Disney!! ‘Olá Amigos’ foi o primeiro filme no qual contracenaram personagens animadas e não animadas: constitui assim um marco na história da animação!

 

Esta produção não surgiu do nada, bem pelo contrário, teve uma bela razão de ser! Walt Disney queria expandir as suas relações com os países do Sul da América. E que forma poderia ser melhor para homenageá-los, sem ser um filme? O Brasil era um alvo bastante especial, e precisamente devido a isso, nasce Zé Carioca – um papagaio verde tipicamente brasileiro!

null

 

Isto leva-nos a outra curiosidade: porquê o nome Zé Carioca? Ora bem, tudo tem uma explicação, e este caso não foge à regra! A intenção era criar um nome que combinasse com a personagem, e, sendo ela brasileira, também o nome teria de ter algo a ver com isso. Optou-se primeiro por José, uma vez que era um nome comum na América do Sul. Faltava então aquilo que ditaria ser este um papagaio brasileiro. Pois bem, Carioca era precisamente o que se procurava, e vinha ‘directamente’ do Rio de Janeiro! Assim ficou José Carioca. O curioso é que este nome apenas permaneceu intacto na Itália! No Brasil tornou-se Zé Carioca e nos Estados Unidos e na França passou a ser Joe Carioca! Apesar dos esforços, o engraçado papagaio verde não conquistou à primeira. Apenas uns anos mais tarde, em The Three Caballeros – onde convida Donald a visitar o Brasil – se torna verdadeiramente numa personagem acarinhada pelo público!

 

Embora tenha sido um filme no qual os gastos de produção foram relativamente baixos, o resultado foi bastante positivo! Tendo em conta a altura em que foi lançado (durante a segunda guerra mundial), teve uma recepção verdadeiramente boa, e o lucro obtido excedeu as expectativas!

 

Quanto a prémios, são de destacar as três nomeações para o Óscar, nas categorias de melhor banda sonora, melhor som, e melhor canção original – esta última referente à famosa música que aparece no filme, Aquarela do Brasil!

 

A partir de 1946 foram feitas oito novas versões de ‘Olá Amigos’, e uma das coisas mantidas intactas foi precisamente a música Aquarela do Brasil cantada em português (do Brasil).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: