Lilo & Stitch – Análise

lilo e stitch

A experiência extra-terrestre mais querida do universo aguarda-te na maior aventura havaiana de todos os tempos! Não queiras perder a análise de Lilo & Stitch!


Se ainda não viste esta grande aventura, então depois de leres este artigo não vais conseguir esperar mais tempo! Lilo e Stitch vão surpreender tudo e todos, derretendo muitos corações com tanta doçura!


Stitch é a experiência nº 626 criada pelo cientista mais maluco de todos os tempos, Jumba, que tem vindo a apresentar as experiências extra-terrestres mais estranhas do universo, ao longo dos anos. No entanto, esta experiência nº626 não é nada bem recebida pelo corpo governativo galáctico devido às tendências demoníacas que apresenta. Jumba apresenta esta experiência com o maior orgulho, dizendo que o seu único instinto é destruir e, quem sabe, matar. Deparados com uma situação tão alarmante, os membros do governo galáctico enviam Jumba para a prisão e a experiência nº 626 é colocada numa nave, para mais tarde ser enviado para um planeta deserto. No entanto, esta experiência de Jumba revela-se mais esperta do que se pensava e acaba por escapar. Inconscientemente, define como destino da sua nave, o planeta Terra que é onde ele acaba por aterrar acidentalmente. Depois de uma terrível aterragem e confusa com o novo mundo em que se encontra, a experiência nº626 acaba por ser atropelada por um camião. Acorda, mais tarde, num canil do Havai, o local onde a sua vida vai mudar com a chegada de Lilo, uma menina de 7 anos que vive com a sua irmã Nani de 21 devido à recente morte dos pais num acidente de carro.

Lilo era uma menina solitária, que não tinha amigos (por estes não a aceitarem no seu grupo), e cuja irmã mal tinha tempo para lhe dar atenção. Como tal, Nani leva Lilo ao canil para que esta pudesse escolher uma mascote. É lá que Lilo encontra a experiência nº626, a baptiza de Stitch e a adopta como sua mascote. A pequena Lilo encontra em Stitch diversos pontos em comum como as fortes tendências anti-sociais. É por isso que os dois estabelecem desde logo uma ligação muito forme, formando uma dupla inseparável. Contudo, a maldade de Stitch vai causar muito prejuízo àqueles que são próximos de Lilo, como por exemplo a sua irmã Nani, que acaba por perder o emprego. Lilo nota a agressividade que é característica de Stitch e, por isso, define como objectivo ajudar Stitch a controlar essa agressividade e a relaxar. Para isso recorre às canções do seu músico preferido, Elvis Presley, por ter sido um modelo de comportamento a seguir.


Enquanto isto, a irmã de Lilo, Nani, é avisada pelo Sr. Bubbles de que se não arranjar um emprego e melhorar as suas condições de vida, Lilo será levada pela Assistência Social. No entanto, num dia em que Nani vai com Lilo e Stitch à praia depois de inúmeras entrevistas de emprego, Stitch quase que é raptado por Jumba e Pleakley, os dois enviados inter-galácticos encarregues de capturarem a experiência nº 626. Quando vê Lilo a mergulhar atrás de Stitch, Nani pensa que foi Stitch que atacou Lilo. Ao assistir a estes acontecimentos, o Sr. Bubbles avisa Nani que a sua irmã será levada na manhã seguinte para longe dela, justificando que Lilo corre grande perigo perto dela. Perante isto, Stitch sente-se culpado e foge de casa.


Quem o encontra é Jumba que, ao vê-lo tão triste por ter deixado a sua “ohana” (família), diz-lhe que ele é apenas uma experiência e que as experiências não podem pertencer a nenhuma família. Perante isto, Stitch foge de Jumba enquanto Nani deixa Lilo sozinha em casa para ir a uma entrevista de emprego. Quando Stitch volta para casa, não se encontra sozinho. Jumba persegue-o. Os dois fogem para os bosques, onde Lilo fica furiosa quando descobre que Stitch é um extra-terrestre. Depois de muitas peripécias em que Lilo é raptada por Gantu, um novo enviado galáctico, e Stitch por Jumba, a presidente do Governo Galáctico aterra no planeta Terra determinada a capturar a experiência nº626. No entanto, depois de ter sido salva de Gantu por Stitch, Lilo apresenta à presidente o certificado de adopção de Stitch afirmando que ele agora se encontra ao seu cuidado. Perante isto, a presidente modifica a sentença de exílio da experiência nº626, deixando entregue a Lilo e Nani, que o recebem calorosamente no seu regresso a casa.

stitch

Repleto de sentido de humor e de muita diversão, “Lilo & Stitch” é, sem dúvida, uma das maiores aventuras conseguidas pela Walt Disney. O filme é todo ele cheio de cor e a história que é contada não deixa ninguém tirar os olhos do ecrã. As falas das personagens são as mais fantásticas de sempre e as suas personalidades as mais divertidas de todos os tempos. Juntamente com uma diferente arquitectura de animação, em que os desenhos têm uma nova forma física de todas as que foram vistas até então nos filmes da Walt Disney, “Lilo & Stitch” é uma inovação no mundo de animação Disney.

Este sucesso tem uma das melhores morais de sempre e é também uma grande lição de vida para todos. Sem dúvida um dos melhores filmes para verem quando estiverem naqueles dias mais tristes, pois de certeza que vos vai por um grande sorriso na cara. Os magníficos cenários havaianos não podiam ser melhor decorados do que com os grandes êxitos de Elvis Presley, que vão passando ao longo do filme. A maneira como Stitch aprende a controlar a sua maldade e se torna no melhor amigo que qualquer um de nós poderia ter, é extraordinária, pois mostra como uma criatura que não tinha quaisquer sentimentos para além do ódio, da raiva e do desejo de destruir, se transforma na criatura mais querida de sempre.

Esta aventura apaixonante não vai deixar ninguém indiferente face a Stitch, que vai conquistar muitos corações. Um filme super divertido para toda a família, que vocês, amigos, não podem perder.

Nota (de 0 a 5, parâmetros do blog): 4,8

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: