Tempo da Disney – 7ª Edição

null 

Aqui tens mais uma edição do tempo da Disney. Desta vez a viagem tinha como destino o ano de 1944! A Caixinha de Surpresas é o filme desta semana!

 

Continuamos no ritmo da América latina da semana passada (Saludos Amigos). A Caixinha de Surpresas (The Three Caballeros na versão original) foi a 7ª longa-metragem da Disney e manteve os moldes semelhantes à anterior. Como o título original indica, esta história tem três “cavaleiros”! Donald, Zé Carioca e uma nova personagem, Panchito Pistoles. O primeiro americano, o segundo brasileiro, e o terceiro mexicano. Como em Saludos Amigos, aqui vão ser mostradas tradições da América Latina, mas, desta vez, o pretexto usado será o aniversário de Donald!

 

Seguindo os moldes de Saludos Amigos, esta produção conta, também, com a conjunção de animação e live-action, ou seja, personagens não-animadas.

 

Apesar das semelhanças que amos têm, A Caixinha de Surpresas já se mostra menos propagandístico que o anterior, dando mais valor à história em si do que aos países envolvidos.

 

Um dos aspectos curiosos deste filme é que, foi a partir dele que várias personalidades, já famosas, aumentaram o seu êxito, como é o caso das cantoras Aurora Miranda (irmã de Carmen Miranda) e Dora Luz, e da dançarina, Carmen Molina.

 

null

 

Em 2000 e em 2006 foram escritas duas sequelas para esta produção, por Don Rosa. Em finais de 2006, depois de muito tempo ausentes dos parques temáticos da Disney, Zé Carioca e Panchito regressam em plena força! Mais tarde, em Abril de 2007, é dado um passo que parece fazer regressar os anos de glória destas personagens: no México, o filme passa a ser a base de um passeio no pavilhão que tem o nome de Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros.

 

Um factor bastante curioso que distingue este filme dos demais é o facto de ele ter sido lançado em primeiro lugar no México. Habitualmente os lançamentos ocorrem em primeiro lugar nos Estados Unidos, onde está sedeada a Walt Disney Company. Neste caso não foi assim. The Three Caballeros é lançado no México em 1944, seguidamente nos EUA a 3 de Fevereiro de 1945, e, um dia depois, no Brasil.

 

No espaço denominado de It’s a Small World da Disneyland Resort – que reabriu recentemente, a 6 de Fevereiro de 2009 –, existem três bonecos a representar precisamente Donald, Zé Cariosa e Panchito, sendo estes uma das principais atracções.

 

Como excelente produção multicultural, a música não podia faltar: dois dos maiores sucessos são “Os Quindins de Yaya e Bahia” e “Você já Foi à Bahia?”!

A maior prova do verdadeiro êxito das produções musicais foi as duas indicações ao Óscar que o filme conquistou: Melhor Som e Melhor Banda Sonora de Filme Musical.

 

Esta foi uma fantástica produção que, ao sabor e ritmo latinos, teve o êxito merecido!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: