Dia da Terra: A nova geração

Disney Nature Earth Terra

Aproveitando o Dia Mundial da Terra o blog Disney Portugal mostra-te como o mundo é um lar comum e precisa pela primeira vez em milhões de anos de ajuda. Da tua ajuda.
Começa por clicar em “ler o resto deste artigo” e descobre o que podes fazer.

A criação da marca Disney Nature é muito mais que uma ideia para a Disney arrecadar dinheiro. A Disney Nature é criada por pessoas que a muitos anos lutam para tornar o Planeta saudável e habitável. É por isso um objecto crucial para a Disney Nature que os seus filmes sirvam de plataforma de arranque para o estudo, a compreensão, a paixão e a solidariedade com o Planeta Terra, para que juntos seja possível vivermos em harmonia e de forma saudável.

A Disney decidiu criar um vídeo que de forma simplista mostra muito bem o que é pretendido com este projecto:

Até certo ponto é natural que um jovem, um adulto ou um idoso se pergunte “porquê?”. “Porquê que estão a dar tanta importância agora ao ambiente? Porquê que me querem obrigar a mudar os meus hábitos se posso continuar a viver tendo menos trabalho?”
A resposta por mais nua e crua que seja é verdadeira: porquê a Terra está a morrer. É algo chocante e que muitos não sabem, mas mais grave ainda, é que muitos sabem e não querem agir.
Problemas como o Aquecimento Global (resultante do efeito de estufa que estima-se em 30 anos poderá levar a temperatura terreste a níveis tão elevados que grande parte dos animais e raça humana não conseguirão aguentar sobreviver) e outros problemas ambientais poderão levar o planeta Terra como o hoje conhecemos, a desaparecer.
É possível que já tenha aparecido mil e uma vezes, mas a insistência nunca é demais. Seguem-se algumas simples dicas, que podem ser aplicadas no dia-a-dia e possibilitar um mundo melhor no futuro (futuro esse, que vai acontecer dentro de três décadas e não milhões de anos como muitos julgam. Para salvar o planeta as atitudes têm que ser tomadas HOJE):

-comece hoje mesmo a fazer a separação do lixo. É simples e mais rápido do que julga. Tente!

-opte sempre que possível por transportes públicos. Diminua a utilização de gases poluentes ao mesmo tempo que poupa dinheiro em transportes.

-opte, sempre que possível, por produtos nacionais, de forma a diminuir a utilização de transportes que os levam até ao seu país.

-use a água de forma ponderada. Um dos bens mais simples e essenciais está a terminar. E se não o cuidar não vai conseguir sobreviver dentro de anos.

-desligue todos os aparelhos nos botões e nas fichas (carregadores de telemóvel, por exemplo). Ao ajudar o ambiente, está também a possibilitar que a sua conta da luz (ou dos vossos pais) diminua.

-e a mais importante de todas: passe esta mensagem á toda a gente que gosta e querer continuar a ver viver no planeta Terra.

Desde o início do mundo que os seres humanos precisam da Terra. Quando uma criança nasce, por melhores que sejam as suas condições de vida, ela pede automaticamente ajuda a uma entidade. Sem a Terra nenhuma criança poderia nascer. É importante perceber até que ponto todos utilizam a Terra. Até que ponto todos pedem ajuda á Terra.
Pela primeira vez, desde o início do mundo, a Terra precisa de ajuda. Será (serás) capaz de negar a ajuda a quem sempre o ajudou?

——————————————————————————————————

Zona de Educadores:

Se este filme fosse lançado em Portugal seria uma óptima oportunidade de criar uma visita de estudo (no âmbito de disciplinas como Geografia ou Ciências Naturais) e assim transmitir de forma mais directa os valores inerentes ao problema ambiental. Embora tal não seja possível é sempre importante referir que a Disney Nature se preocupa com o ambiente e sabe das possibilidades que este filme têm para educadores como tal disponíveis um interessante guia que pode ser visto clicando aqui.
Para tornar a tarefa mais simples e didáctica a Disney Nature disponibiliza também um interesse bloco de actividades que podem ser feitas sobre o ambiente, é possível ter acesso a ele clicando aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: