Piratas das Caraíbas: A Maldição da Pérola Negra – Análise

pirates

A luxuosa vida do capitão Jack Sparrow dá uma grande volta quando Barbosa e o resto da tripulação planeiam um motim contra este extraordinário pirata. É assim que o novo capitão, Barbosa, se apodera do navio “Pérola Negra”, enviando o seu antigo capitão, Jack Sparrow, para uma ilha deserta, de modo a que este nunca mais voltasse. No entanto, Jack Sparrou vai surpreender tudo e todos quando chega a Port Royal e tenta roubar um dos maiores navios reais. É em aqui que Jack conhece a rebelde filha do governador, Elizabeth Swan, e o determinado Will Turner, duas personagens que o irão acompanhar nesta grande aventura e que o ajudarão a recuperar aquilo que é seu.


Durante a estadia de Jack na prisão, por ter ameaçado Elizabeth e por ter tentado roubar o navio “Interceptor”, a cidade de Port Royal é surpreendida com um forte ataque dos piratas que agora navegam no “Pérola Negra”. Os maldosos piratas buscam incansavelmente por uma peça de ouro que Elizabeth encontrou no dia em que Will Turner foi resgatado do mar. Levada para o “Pérola Negra”, Elizabeth tenta fazer um acordo com Barbosa, o maléfico capitão, no entanto, este não cumpre a sua parte e leva Elizabeth para alto mar na sua viagem até à Ilha de Muerta, local onde se encontra escondido o Outro de Asteca. Em nome do amor que sente por Elizabeth, Will Turner decide unir-se a Jack Sparrow e os dois conseguem roubar o grandioso “Interceptor”.


Na sua primeira paragem, em Tortuga, Jack consegue juntar uma tripulação que o irá acompanhar na sua caça ao “Pérola Negra”. Chegados à sombria Ilha de Muerta, Jack e Will descem até à caverna onde se encontra o Ouro de Asteca. Contudo, Barbosa e a sua maldosa tripulação já havia chegado e tentavam quebrar a maldição que se abatera sobre eles, pensando que Elizabeth seria a herdeira de Boostrap e, por isso, a única capaz de a quebrar. Angustiado ao ver Elizabeth nas mãos dos terríveis piratas, Will põe Jack inconsciente para poder avançar e salvar a sua amada. Uma vez a bordo do “Interceptor”, Will dá ordem para que se siga viagem, deixando Jack Sparrow para trás.


Uma vez prisioneiro de Barbosa, Jack Sparrow revela saber quem é o verdadeiro herdeiro de Boostrap e que o mesmo se encontra a bordo do “Interceptor”. Determinado a acabar com a maldição, Barbosa dá ordem para que se persiga o “Interceptor” e para que o ataquem. Após uma terrível batalha em pleno alto mar, o “Interceptor” acaba por se afundar, tais eram os danos sofridos, e a sua tripulação é feita prisioneira do “Pérola Negra”. Will entrega-se a Barbosa por descobrir que é o verdadeiro herdeiro de Boostrap, exigindo que Elizabeth e Jack fossem libertados em troca.


Barbosa cumpre o acordo apesar de abandonar Elizabeth e Sparrow na mesma ilha deserta em que Jack havia ficado depois do motim. Determinada a sair daquela ilha, a filha do governador incendeia o enorme stock de rum que Jack tinha escondido na ilha de modo a conseguir um sinal de fogo que fosse avistado pela Marinha Real. Depois de atingido este objectivo, Elizabeth implora ao Comandante Norrington que ataque o “Pérola Negra” e que salve Will das mãos de Barbosa pois sabe que ele será sacrificado para quebrar a maldição. Perdido de amor por Elizabeth, Norrington acede ao seu pedido e prepara-se para atacar a caverna da Ilha de Muerta, local para onde se dirigia o “Pérola Negra”.

 

jack

Contudo, Jack Sparrow escapa do navio da Marinha Real e corre para a caverna para avisar Barbosa de que o comandante Norrington se encontrava lá fora com a sua tripulação para uma emboscada. Sabendo que a maldição era a única coisa que o ia salvar daquela emboscada, Barbosa adia o ritual para quebrar a maldição e ordena a sua tripulação para ir para a batalha. É aí que Jack ataca Barbosa e os dois iniciam uma grande luta de espadas, durante a qual Jack descobre que afinal também é amaldiçoado.

Apesar de tudo, Sparrow consegue quebrar a maldição com a ajuda de Will, disparando a sua única bala contra Barbosa, ferindo-o mortalmente e a restante tripulação do “Pérola Negra” é derrotada pela Marinha Real. Devido à sua traição, Jack é condenado e levado para Port Royal para ser executado. Mas a sua tripulação salva-o, concedendo-lhe o lugar merecido como capitão do “Pérola Negra”. Quem fica em terra são os apaixonados Will e Elizabeth, que finalmente declaram o seu amor.


Sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos tempos, repleto de espectaculares efeitos especiais e magníficas batalhas, tudo misturado com um grande sentido de humor e mistério.

Embora a história não seja daquelas que cause mais impacto, por não transmitir qualquer moral ou valores ou por não provocar qualquer polémica, são inúmeros os aspectos no filme que o tornam indiscutivelmente um dos melhores filmes de piratas de todos os tempos. Para começar, o irresistível vigarista Jack Sparrow que é a imagem de marca da saga e que vai surpreender tudo e todos ao longo de toda a aventura juntamente com Will Turner, o pobre mas habilidoso ferreiro que embarca nesta aventura pirata determinado a salvar a mulher da sua vida. Não há dúvida de que o invulgar romantismo entre Will e Elizabeth é outro aspecto marcante do filme, conseguindo o suspense ao longo de toda a aventura.


No entanto, a misteriosa e rebelde filha do governador, a menina Elizabeth Swan, não é uma das personagens que surpreenda no filme. A sua história é a típica de qualquer princesa: está apaixonada por um rapaz que não é nobre, o ferreiro Will Turner, no entanto os seus deveres reais não permitem a relação. Além disso, não gosta da vida de luxo que tem, ansiando por embarcar numa grande aventura, sobretudo de piratas, por quem tem uma admiração secreta desde sempre.

As cenas conseguidas com a transformação dos piratas em esqueletos constituem um dos pontos fulcrais do filme, contribuindo imenso para o seu êxito. Estando os esqueletos normalmente associados à escuridão, assombração, etc., em “Os Piratas das Caraíbas: A Maldição da Pérola Negra”, o realizador conseguiu um feito fantástico que foi o de atribuir um certo sentido de humor a todos os esqueletos que tomavam conta do “Pérola Negra”, que limpavam, bebiam vinho que saltava para todos os lados quando batia nos seus ossos, içavam as velas, etc.

“Piratas das Caraíbas: A Maldição da Pérola Negra” supera todos as aventuras piratas conseguidas até à altura, sem nunca deixar para trás as tradicionais e fascinantes histórias típicas dos maldosos piratas, que davam tudo por tudo nas grandes batalhas por navios, numa altura em que estes eram o único meio, e também o mais rápido, para percorrer longas distâncias.

 

elizabeth will

10 respostas a Piratas das Caraíbas: A Maldição da Pérola Negra – Análise

  1. leiryne diz:

    Eu sou, a maior fã de;jack sparrow ele é d++++++++++,o melhor ator do mundo inteiro!!!!!!!!

  2. hillary diz:

    eu gosto muito mais é do jack, os filmes que ele faz me convem,e ele é bonito muito muito

  3. big fã diz:

    estes filmes são lindos… sou a maior fa e o orlando bloom é lindo! tipo mesmo bom e tu jack sparrow… és lindo… mas não es muito neste filme :O
    mas es demais representas muito bem!

  4. ... diz:

    Adoro os vossos filmes são demais!
    Tou á espera do proximo!😉

  5. ... FÃ... diz:

    Adoro os vossos filmes são demais!
    Tou á espera do proximo!😉

  6. jullynha diz:

    Piratas das Caraíbas???

    achei kq ra piratas do caribe…….

  7. Edgar Sparrow diz:

    O Johnny deep é o melhor actor do mundo, sei tudo sobre ele e tenho todos os filmes dele, todos em edição de colecionador e normais, digo-vos que eu sim, sou o maior fã do Jack e do Johnny, o meu quarto está todo cheio deles, agora pensando bem, acho que não há nada no meu quarto que não esteja a ver com eles.
    Ao Jack e ao Johnny, yo oh! yo oh! Vida de pirata para mim!

  8. xaera diz:

    A minha melhore amiga e eu adora-mos o piratas das caraibas e queriamos dizer que para nos não nod«s aconteceu nada melhor que a estreia do pirata das caraibas.
    Adoramos-te johnny depp…

  9. maior fa diz:

    estes filmes sao o maximo mas o melhor e o 3 e de mais agora quero ver o 4

  10. B T N diz:

    eu tenho 3 dos 4 filmes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: